Portugal é um país que, sem dúvida, me surpreendeu com sua gastronomia. Eu esperava me sentir bem lá, mas não esperava me apaixonar por sua gastronomia.
Para mim, Portugal rimou com "bacalhau" e frutos do mar. Eu não pensei que seria feliz lá. Mas como gosto de descobrir os sabores que um país tem a oferecer, eu provei muitas coisas e fiz muito bem. Também apreciei muito o acolhimento e a cordialidade que um jantar em Portugal pode ter. Compartilhar e generosidade estão no menu!
1. La Francesinha
Literalmente "la petite française" é um prato encontrado no Porto e diz-se que é inspirado no croque monsieur français (daí seu nome). É um grande sanduíche feito de pão de sanduíche coberto com linguiça, salsichas frescas, carne bovina e presunto. É coberto com queijo derretido e um molho feito com tomate, cerveja e pimenta malagueta. Geralmente é acompanhado por batatas fritas. Não é um prato dietético, nós concordamos, mas é para ser degustado! Desafio você a terminá-lo, está longe de ser fácil de engolir tudo.
2. Vinho do Porto
Ao visitar o Porto e a região do Douro, seria uma pena não provar vinho do Porto. Há muitas adegas para visitar e, portanto, é uma boa oportunidade para degustar diferentes safras.
3. Bacalhau
Se eu soubesse uma coisa sobre a gastronomia portuguesa, seria que eles comem bacalhau. Não sou muito suspeito, então o bacalhau não me fez ter vontade de comê-lo de forma alguma. Mas como um bom comedor que sou, eu provei e simplesmente apreciei um bacalhau assado. Você também pode experimentar os pastéis de bacalhau (bolinhos de bacalhau) que você pode encontrar em qualquer lugar e que são excelentes.
4. Queijo da Serra
Eu não esperava encontrar queijo em Portugal. Simplesmente porque não é realmente promovido aqui na terra do queijo. Adorei o queijo da serra, que é um queijo DOP (uma garantia de qualidade e know-how) produzido na região serrana da Serra da Estrela. Um queijo com casca grossa que você abre para mergulhar sua colher nele e comê-lo com bom pão. A must to test in my opinion.
5. Arroz de Sarrabulho
Não é o meu prato favorito, mas é um prato tradicional que merece ser conhecido. Eu o provei em Ponte de Lima, uma pequena cidade que eu amava de passagem. Feito com carne de porco, morcela e tripas, o prato é acompanhado de arroz de sangue (sim, sim, quando você diz assim, não dá vontade de comê-lo de forma alguma). Há também outro prato deste tipo bem conhecido, o arroz de cabidela (arroz de sangue com frango). Eu não gostava muito dos pedaços de carne, mas o arroz (embora o arroz de sangue) não era mau de todo.
6. Polvo no forno
Polvo... Eu nunca pensei em comer polvo, muito menos amá-lo. E ainda assim é o prato que preferi toda a minha vida. Assado em azeite de oliva com batatas, o polvo é delicado na boca. Não sei como transcrever o que comi, mas o que é certo é que você tem que experimentá-lo. Mesmo que, como eu, você pense que não gosta
7. Pesticos
Os pesticidas são como as tapas dos vizinhos espanhóis. Os pesticidas são comidos como aperitivos ou quando se está com um pouco de fome. Fui a um restaurante que só os servia e simplesmente desfrutei deles por uma pequena quantia de dinheiro. Seja à base de carne ou de vegetais, há algo para todos.
No comments
Post a Comment