Alimentos saudáveis

No comments

 

Alimentos saudáveis

Um plano alimentar que ajuda a gerir o seu peso inclui uma variedade de alimentos saudáveis. Adicione uma variedade de cores ao seu prato e pense nele como se estivesse a comer o arco-íris. As folhas verdes escuras, laranjas, e tomates - mesmo ervas frescas - estão carregados de vitaminas, fibras, e minerais. A adição de pimentos congelados, brócolos, ou cebolas a guisados e omeletes dá-lhes um impulso rápido e conveniente de cor e nutrientes.

Dá ênfase a frutas, vegetais, grãos integrais, leite e produtos lácteos sem gordura ou com baixo teor de gordura

Inclui carnes magras, aves, peixe, feijão, ovos e nozes

É baixo em gorduras saturadas, gorduras trans, colesterol, sal (sódio), e açúcares adicionados

Permanece dentro das suas necessidades calóricas diárias

Fruta

Frutos frescos, congelados ou enlatados são grandes escolhas. Experimente frutas para além das maçãs e bananas, tais como manga, ananás ou kiwi. Quando a fruta fresca não está na estação, experimente uma variedade congelada, enlatada, ou seca. Esteja ciente de que a fruta seca e enlatada pode conter açúcares ou xaropes adicionados. Escolher variedades de conservas de fruta embaladas em água ou no seu próprio sumo.


Recipientes de preparação de refeições com brócolos, cenouras, arroz ou macarrão soba

Legumes

Adicionar variedade a legumes grelhados ou cozidos a vapor com uma erva como o rosmaninho. Também se pode saltear (panfry) legumes numa frigideira antiaderente com uma pequena quantidade de spray de cozinha. Ou experimentar legumes congelados ou enlatados para uma rápida descongelação lateral - apenas no microondas e servir. Procure vegetais enlatados sem adição de sal, manteiga, ou molhos de natas. Para variedade, experimente um novo vegetal todas as semanas.


Comidas ricas em cálcio

Para além do leite sem gordura e com baixo teor de gordura, considerar iogurtes com baixo teor de gordura e sem adição de açúcares. Estes vêm numa variedade de sabores e podem ser um óptimo substituto de sobremesa.




Carnes

Se a sua receita favorita pede peixe frito ou frango empanado, tente variações mais saudáveis cozinhando ou grelhando. Talvez até experimente feijões secos no lugar de carnes. Pergunte a amigos e pesquise na Internet e revistas por receitas com menos calorias - poderá ficar surpreendido ao descobrir que tem um novo prato favorito!


Comida de Conforto

foto de 2 variações de macarrão e queijo, uma com 540 calorias e outra com 315 calorias

Uma alimentação saudável é tudo uma questão de equilíbrio. Pode desfrutar dos seus alimentos preferidos, mesmo que sejam ricos em calorias, gorduras ou açúcares adicionados. A chave é comê-los apenas de vez em quando e equilibrá-los com alimentos mais saudáveis e mais actividade física.


Algumas dicas gerais para os alimentos de conforto:


Coma-os com menos frequência. Se comer normalmente estes alimentos todos os dias, reduza para uma vez por semana ou uma vez por mês.

Coma quantidades menores. Se a sua comida preferida de maior caloria é uma barra de chocolate, tenha um tamanho menor ou apenas metade de uma barra.

Experimente uma versão de calorias mais baixas. Use ingredientes de calorias mais baixas ou prepare alimentos de forma diferente. Por exemplo, se a sua receita de macarrão e queijo incluir leite inteiro, manteiga e queijo gordo, tente refazê-lo com leite magro, menos manteiga, queijo magro, espinafres frescos e tomates. Lembre-se apenas de não aumentar o tamanho da sua porção.

No comments

Post a Comment