7 HIERBAS Y ESPECIAS CON LOS MÁS PODEROSOS BENEFICIOS PARA LA SALUD

No comments

7 HIERBAS Y ESPECIAS CON LOS MÁS PODEROSOS BENEFICIOS PARA LA SALUD 

 

 Muchos de mis alimentos favoritos son muy saludables y nutritivos: frutas ricas en antioxidantes, verduras verdes, almidones lentos, pescados grasos y carnes alimentadas con hierba son superalimentos diarios en mi dieta.


Tal vez una de las fuentes más olvidadas de nutrientes sorprendentes son las especias y hierbas saludables, que aportan poderosos beneficios para la salud a la vez que inyectan sabor a nuestros platos principales. Hoy, quiero cubrir 7 de las hierbas y especias más saludables que puedes usar en tu casa.


1. TURMERIA

O açafrão-da-terra tornou-se um tema quente na alimentação saudável e por uma boa razão. Embora seja conhecido por ser adicionado a deliciosos caris, as suas utilizações estão a tornar-se cada vez mais versáteis. Adoro porque é tão fácil de adicionar à dieta, o que simplesmente torna mais fácil colher os espantosos benefícios para a saúde desta super especiaria.

Antes de mais, o açafrão-da-terra é um incrível combatente da inflamação. Pode mesmo fazer uma diferença significativa em indivíduos que sofrem de dores reumáticas. Isto deve-se à curcumina constituinte - o seu constituinte activo e composto bioactivo amarelo, emprestando ao curcuma a sua cor.

A curcumina tem uma grande variedade de interacções biológicas quando consumida. Os seus benefícios anti-inflamatórios tornam-na uma boa escolha para curar fugas de intestino, melhorar a digestão, e abordar questões auto-imunes com efeitos secundários inflamatórios.

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, a curcumina tem a capacidade de abrandar os processos de envelhecimento e doenças relacionadas com a inflamação. A curcumina é também eficaz para aumentar a capacidade antioxidante do organismo. É um dos alimentos antioxidantes mais concentrados que se pode consumir! Isto significa uma redução global do stress oxidativo. Finalmente, a curcumina pode aumentar a imunidade com as suas propriedades antibacterianas e anti-virais, proteger contra o cancro e o desenvolvimento de tumores, e melhorar a saúde do coração.

Uma das formas mais simples de aumentar a sua biodisponibilidade (ou absorção pelo organismo) é utilizando curcumina juntamente com um traço de pimenta preta. Pode não parecer palatável, mas provavelmente não notará uma enorme diferença, especialmente em receitas salgadas ou numa mistura de smoothie/golden milk drink. Isto é devido à pimenta preta contendo piperina. A combinação pode aumentar a biodisponibilidade até 2,000%.


2. GINGER 


O gengibre é outra especiaria versátil que é realmente fácil de usar. O gengibre fresco e o gengibre moído são ambos benéficos. Até se pode usar óleo essencial de gengibre. Gosto especialmente de o usar fermentado em chás. É vulgarmente conhecido como um remédio poderoso para uma dor de barriga, mas os seus benefícios vão muito além disso. Para mim, o gengibre é frequentemente uma parte da minha rotina diária. Sabia que está intimamente relacionado com o açafrão-da-terra?

Tal como o açafrão-da-índia, também é anti-inflamatório. É por isso que é tão calmante para um estômago perturbado que muitas vezes pode ser associado a uma causa raiz de inflamação algures ao fundo da linha. O gengibre pode diminuir os marcadores de inflamação, como a proteína C reactiva. 

Adicionalmente, o gengibre pode proteger contra úlceras estomacais e tratar cãibras menstruais. Pode também aliviar náuseas e diarreias. O chá de gengibre é óptimo também para aliviar os sintomas da gripe.

O gengibre bruto é relativamente elevado em minerais como potássio, cobre, manganês, magnésio, niacina, fósforo, e ferro. Em comparação com outras especiarias, é mais fácil obter uma quantidade substancial de vitaminas do gengibre porque se pode utilizar a raiz bruta que fornece a fonte mais biodisponível destes minerais. Em termos de vitaminas, pode obter um impulso de vitamina B6 e vitamina C a partir do gengibre. Isto pode ser a razão pela qual é tão bom para a imunidade.
 


 2 .Canela



A canela é outra especiaria que acho bastante fácil de usar e que me dá sorte, é ligeiramente doce e muito boa para si.

Adoro a sua versatilidade e tento usá-la também em receitas salgadas. Adoro especialmente a facilidade de polvilhar algumas em fruta crua ou assada para uma sobremesa saudável ou ter algumas numa mistura de chá reconfortante e quente. A canela moída fresca sabe melhor, e também gosto de ter paus à mão para a preparação ou ralagem, o que dá um sabor absolutamente explosivo. É uma das minhas 5 especiarias de topo recomendadas para cada cozinha.

A canela é notoriamente embalada com capacidade antioxidante. É na verdade uma das fontes mais concentradas, o que significa que mesmo apenas um pouco de canela - cerca de 1 colher de chá por dia - pode ajudá-lo a obter um impulso saudável. Os antioxidantes ajudam a retardar o processo de envelhecimento, a reduzir o stress oxidativo e a livrar o corpo de toxinas. Tal como o curcuma e o gengibre, a canela também é anti-inflamatória. Se quer realmente colher os benefícios, tenha os três juntos. Acontece que eles se complementam muito bem!

Também se pensa que a canela pode ser um bom combatente de doenças neurodegenerativas como a Alzheimer e a Parkinson. Pode proteger os neurónios no nosso cérebro, inibir proteínas ligadas a estas doenças, e até melhorar a função motora. Em geral, a canela é um alimento fantástico para o cérebro e para o corpo.

A canela pode ajudar a pele mais saudável, melhorar a função cerebral, e combater infecções. É óptima para gerir os níveis de açúcar no sangue e insulina e é por isso que adoro adicioná-la a frutas, batata doce, aveia e outros carboidratos saudáveis. Finalmente, a canela é um poderoso combatente do cancro. Pode inibir o crescimento de tumores, prevenir danos no DNA, e a mutação celular.


4 .Sábio


A sálvia é uma das mais belas ervas, e é tão simples de cultivar em casa. Cheira muito bem e sabe ainda melhor. Adoro-a fresca, mas também trabalha a sua magia seca e moída para fácil utilização, especialmente fora da época de cultivo. Acrescenta uma certa profundidade às refeições, e uma guarnição crocante de folha de salva pode transformar uma refeição vulgar em algo extraordinário. Não - a salva não é apenas para o Dia de Acção de Graças ou para a mesa de Natal! Utilize-a durante todo o ano pelos seus fantásticos benefícios para a saúde.

Pode usar a salva para aumentar a cognição, por isso, quer opte por consumi-la ou inalar o seu cheiro, pode esperar um aumento do cérebro. Sabe-se que aumenta a recordação e retenção da memória, pelo que pode ser um super-alimento para a mente. Isto também pode estar ligado ao potencial do sábio para ser um alimento preventivo de doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson.

A salva é relativamente elevada em vitamina K; apenas duas gramas fornecem 43% da recomendação diária. Pode também normalizar os níveis de colesterol, tratar os sintomas da menopausa e melhorar o açúcar no sangue, o que é particularmente útil para as pessoas com diabetes. Finalmente, tal como a maioria das ervas e especiarias, a salva tem propriedades anti-inflamatórias, bem como muitos antioxidantes. A minha mãe sempre fez uma forte infusão de salva para garganta inflamada ou dor de dentes sempre que tínhamos uma dor de garganta ou inflamação. Funciona!

5.Salsa


A maioria das folhas verdes são fantásticas para si, e a salsa não é excepção. Esta superalimentação enquadra-se realmente na definição porque é uma fonte concentrada de nutrição, antioxidantes, e muito mais. Além disso, tem um sabor espantoso. É extremamente rico em vitamina K, e uma única meia chávena de salsa contém mais de 500% da recomendação diária.

A salsa também contém vitamina C, vitamina A, algum folato (uma vitamina B), e ferro. É rica em antioxidantes que podem reduzir os danos dos radicais livres e os marcadores de stress oxidativo. É mesmo considerada uma planta quimio-protectora devido às suas propriedades poderem combater os danos no ADN. Como a maioria das outras ervas, a salsa é rica em minerais como o cálcio.

Se se sentir inchada, as propriedades anti-inflamatórias da salsa podem ser úteis. A salsa age mesmo como diurético natural e estimula o rim, o que pode ajudá-lo a perder algum peso de água e reduzir o inchaço. Finalmente, é simultaneamente antibacteriano e antifúngico; o óleo de salsa é óptimo para a pele porque pode combater as bactérias e limpar as manchas.

6.Malagueta 


O chilli é uma das minhas formas favoritas de apimentar as coisas. Adoro chillis frescos, chilli em pó moído, e flocos de chilli. Muitos alimentos picantes têm benefícios únicos para a saúde - sobretudo, benefícios de perda de peso - e a malagueta não é excepção. Uma vez que esta especiaria é derivada do pimento, também se obtêm muitos benefícios do próprio vegetariano.

Antes de mais, as pimentas contêm ainda mais vitamina C do que uma laranja. Se quiser uma acção imunitária séria, os chillis são o caminho a seguir! Na verdade, os chillis contêm até sete vezes a quantidade de vitamina C de uma laranja. Além disso, o chillis contém vitamina A e vitamina E.

A capsaicina encontrada nas especiarias derivadas da pimenta é particularmente benéfica. Ajuda a inibir os neuropeptídeos associados aos processos inflamatórios que ocorrem no corpo, e pode reduzir a dor em indivíduos com sintomas de distúrbios das fibras nervosas sensoriais (artrite, psoríase, etc.).

Pode já estar familiarizado, mas a capsaicina também pode reduzir o congestionamento e aliviar um nariz entupido. Escusado será dizer que quanto mais picante for a pimenta, mais capsaicina, também conhecida como capsaicina, mais benefícios colherá. Se conseguir lidar com o calor, pode valer a pena o suor.

7.Cominho


O cominho é uma semente básica ou uma especiaria moída em tantas receitas. O seu sabor quente e terroso é perfeito para aprofundar o perfil de sabor de muitos tipos diferentes de cozinha. Claro que sabe exactamente qual o sabor do cominho se for um entusiasta de tacos (e quem não gosta de tacos?). Sabe muito bem, e é óptimo para si.

O cominho é uma óptima semente para a digestão. Um dos seus principais compostos - timol - ajuda na produção de bílis, ácido estomacal e enzimas digestivas. Isto pode melhorar a eficácia da digestão, naturalmente, tratar hemorróidas ou ajudar a preveni-las, e reduzir a severidade do gás. Além disso, alguns destes benefícios podem ser atribuídos ao teor de fibras encontradas no cominho.

A vitamina E, que se encontra no cominho, actua como um antioxidante. A vitamina E é particularmente boa para uma pele saudável e resplandecente. É também bastante rica em vitamina C, pelo que, tal como muitas especiarias da minha lista actual, pode ser um poderoso impulsionador imunitário. Finalmente, o cominho é anti-congestivo, antiviral, e antibacteriano, o que significa que é óptimo para prevenir infecções ou limpar as vias respiratórias enquanto está sob stress respiratório.


No comments

Post a Comment